s

Segurança na água: você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas?

4 de agosto, 2023

Conheça as diferenças para curtir atividades aquáticas e garantir um lazer mais seguro

 

O afogamento é uma das fatalidades que mais faz vítimas em todo mundo: são 500 mil mortes todos os anos. Por isso, medidas de segurança precisam ser tomadas por todos que estejam dentro ou entorno da água nas mais variadas situações. Segundo um boletim da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), em 2022, 16 brasileiros morreram afogados diariamente. Destes 75% ocorrem em águas doces, como açudes, cachoeiras, lagoas e rios, com a presença de buracos profundos, pedras, lodo, barro liso e limo como agentes complicadores, que favorecem os acontecimentos. Esse boletim reporta o problema do afogamento e a sua importância, dando atenção aos principais cenários e aos diversos públicos.

Pensados para utilização em emergências e segurança permanente durante qualquer atividade na água, os coletes salva-vidas são essenciais. O seu uso, no entanto, segue uma série de regras e mesmo especificidades tecnológicas que variam de acordo com o padrão de uso e mesmo dos espaços onde são utilizados.

Levando em consideração os números que reportam os perigos aquáticos e na obrigatoriedade de disponibilizar coletes salva vidas homologados em embarcações de todos os tipos, a Ativa Náutica, uma das maiores empresas de segurança náutica, seleciona três dicas importantes que constam na Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Esporte ou Recreio, da Marinha do Brasil.

A número de coletes deverá ser, pelo menos, igual ao número total de pessoas a bordo, devendo haver coletes de tamanho pequeno para as crianças, observadas as seguintes classes:

Embarcações empregadas na Navegação Oceânica - devem utilizar coletes salva-vidas Classe I (SOLAS);

Embarcações empregadas na Navegação Costeira - deverão dispor de coletes salva-vidas Classe II;

Embarcações empregadas na Navegação Interior - as embarcações de médio porte deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V; as de grande porte ou iates, de coletes salva-vidas classe III;

Embarcações Miúdas - deverão dispor de coletes salva-vidas classes III ou V.

2. Os coletes salva-vidas deverão ser disponibilizados de maneira acessível e sua localização deverá ser claramente indicada. Os coletes salva-vidas devem ser certificados conforme previsto na NORMAM-05/DPC;

3. Os itens de segurança obrigatórios dependem do porte da embarcação, da atividade e da área de navegação. Neste contexto, é importante que o banhista ou profissional de atividades aquáticas conheça qual o melhor colete salva vidas para a situação que enfrentará;

É importante lembrar que o afogamento é considerado um incidente, portanto, previsível e possível de ser evitado. É neste sentido que a Ativa Náutica investe na tecnologia e qualidade para produção de coletes salva vidas, seguindo as normas da Marinha brasileira. A marca é a única com produtos homologados nas cinco classes de uso e emprego, dispondo de um vasto catálogo com coletes para trabalho, lazer, aventura e esportes radicais, todos certificados e controlados por rigorosos testes.

 

Diferenças dos coletes salva vidas

O colete salva vidas é um equipamento de salvatagem que faz a pessoa flutuar na água evitando o afogamento. Seu uso é indispensável e garante a segurança de todos a bordo de uma embarcação. Mas, é importante ressaltar que nem todo modelo é igual e existem tipos diferentes de coletes para cada atividade a ser realizada:

 

a. Classe I – esse tipo é indicado para uso em mar aberto e navegação em oceanos, tanto para navegação em águas nacionais quanto em internacionais e precisa ter alguns itens obrigatórios de segurança como: gola, refletivos, luz sinalizadora, alça para resgate, cabo liga náufrago e apito.

Segurança na água: você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas?

Ativa 150N Solas - Preço sob consulta

 

b. Classe II – esse modelo é usado para a navegação costeira e para resgates rápidos, com itens obrigatórios: gola, refletivos e apito.

Segurança na água: você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas?

Jaleco II - Preço sob consulta 

 

c. Classe III – já esse colete tem utilização na navegação interior, ou seja, rios, lagos e beira do mar e precisa possuir obrigatoriamente gola e apito apenas. No caso dos coletes de classe III infláveis, sua câmara interna projeta uma gola ao inflar.

Segurança na água: você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas?

Bluestorm Primus III – Preço sob consulta

d. Classe IV – o produto é usado por quem trabalha próximo à borda das embarcações ou outros locais com risco de queda na água. Os itens de segurança obrigatórios desse tipo de colete variam de acordo com a situação que cada usuário será submetido.

Segurança na água você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas

Vertical com refletivo – Preço sob consulta

e. Classe V – utilizado por quem pratica atividades esportivas de alta velocidade como windsurfe, esqui aquático, jet ski, pequenos veleiros, entre outros. Cada atividade possui um modelo próprio para o usuário.

Segurança na água: você sabia que existem diferentes tipos de coletes salva vidas?

Neoativa Aqua – Preço sob consulta
 

É muito importante que sejam utilizados coletes salva-vidas certificados e homologados pela Marinha do Brasil. Isso garante que o equipamento foi produzido dentro das exigências, testado e aprovado pelo órgão certificador. Os produtos fabricados e comercializados pela Ativa Náutica são homologados dentro das cinco classes. Os testes são exigidos pela Marinha e os fabricantes são obrigados a enviar cópias desses certificados aos compradores. Uma forma de conferir se o produto é homologado é acessando o site da Marinha.

 

LEIA TAMBÉM

Ativa Náutica lança primeiro colete inflável homologado pela Marinha do Brasil

Vai praticar esportes aquáticos nas férias? Entenda como escolher o colete salva-vidas adequado
 

Notícias anteriores

Schaefer Yachts amplia a linha V com modelo de 44 pés

Schaefer V44 será exposto pela primeira vez em água no Rio Boat Show 2024 Foto: Divulgação No último dia 5, o estaleiro Schaefer Yacht...

23 de abril, 2024
Schaefer Yachts amplia a linha V com modelo de 44 pés
Rio Boat Show terá novidades em lanchas de entrada a partir de R$ 139 mil

O Rio Boat Show, maior evento náutico outdoor da América Latina, de 28 de abril a 5 de maio, já tem diversas atrações confirmadas, que vã...

19 de abril, 2024
Rio Boat Show terá novidades em lanchas de entrada a partir de R$ 139 mil
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

O estaleiro em ascensão no mercado náutico, Ross Mariner, acaba de lançar a compacta premium: 190 Pro Series. A embarcação é o upgrade da...

9 de abril, 2024
Conheça a compacta premium 190 Pro Series: lançamento da Ross Mariner

Conhecimento náutico nunca é demais!

Ver mais
9 de novembro, 2023
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?
Qual é a diferença entre Milha Náutica e Milha Terrestre?

Quando se trata de navegação, é fundamental entender a diferença entre milhas náuticas e milhas terrestres.  Milha Náutica Uma milha náutica é uma unidade de ...

30 de outubro, 2023
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo
Enjoo em alto mar: como prevenir e lidar com ele a bordo

Quem já enfrentou o enjoo em alto mar sabe como ele pode transformar um passeio agradável em uma experiência desconfortável. No entanto, existem maneiras de prevenir e combater esse problema de forma ef...

Newsletter Compre Náutica

Fique por dentro de tudo o que acontece no mundo náutico.